O Grande Debate do Casco: Alumínio ou Fibra de Vidro, O que é certo para si?
Aluminiu sau fibră de sticlă

O Grande Debate do Casco: Alumínio ou Fibra de Vidro, O que é certo para si?

Os cascos dos barcos eram tradicionalmente construídos em madeira. Hoje, os cascos são construídos em alumínio ou fibra de vidro, e ambos os materiais oferecem várias vantagens.

Portanto, alumínio ou fibra de vidro para o casco do seu barco – se essa é a sua pergunta, aqui estão alguns factores para o ajudar a ponderar a decisão.
O alumínio é forte, durável e bastante fácil de manter. Os prós de um casco de alumínio incluem:

Leve: O alumínio é um metal muito leve mas forte. Um casco leve requer menos potência do motor para cortar a água, e também ajuda no lançamento e recuperação do barco.

Robusto: Não há como subestimar a resistência de um casco de alumínio. Além disso, o alumínio dobra-se mas não se parte facilmente, o que o torna bastante seguro, particularmente para condições adversas. E se o casco do barco ficar danificado, as reparações podem ser feitas rápida e facilmente.

Fácil de manter: O metal é geralmente resistente à corrosão, desde que sejam utilizadas as ligas certas e seguidos os procedimentos de isolamento, como fazemos nos barcos ASIS.

Facilmente personalizável: O alumínio tem uma boa elasticidade, o que permite uma boa personalização. Profundo, de fundo plano, pouco profundo, curto ou longo – o casco de alumínio pode ser construído de acordo com as especificações exactas, o que o torna particularmente perfeito para barcos profissionais, tais como barcos patrulha, barcos de busca e salvamento, embarcações de operações especiais e afins.

Amigo da Terra: O alumínio é um dos materiais mais recicláveis do planeta. E a reciclagem consome uma fracção da energia e dos custos necessários para produzir
Um par de contras a pensar, no entanto, é que um passeio num barco de alumínio pode ser bastante ruidoso e áspero, uma vez que o barco é menos sólido para manobras de alta velocidade.

A fibra de vidro é bastante popular na comunidade náutica, uma vez que também oferece algumas vantagens. Eis porque deve considerar um casco de fibra de vidro para o seu barco –

A construção é simples: A fibra de vidro é bastante maleável, e pode ser moldada em qualquer forma. O casco é criado a partir de um molde predefinido, o que requer menos tempo e habilidade para construir, se estiver a trabalhar com uma empresa de construção naval conceituada, como a ASIS Boats. O exterior destes barcos é também bastante liso, o que lhes confere um aspecto bastante elegante.

Impermeável aos elementos: O material não é afectado pela humidade ou pelos elementos, e estes barcos podem até ser deixados na água por longos períodos, sem qualquer preocupação com danos.

De fácil manutenção: Os barcos de fibra de vidro são bastante robustos e podem resistir a muitos castigos (especialmente de praia). Podem ser facilmente mantidos sem muito esforço – o que é óptimo para um marinheiro de recreio – e se ocorrerem danos, podem ser facilmente fixados por um profissional, com um remendo de fibra de vidro. Estes barcos também são muito fáceis de limpar.

Leveza: Embora estes cascos não sejam tão leves como os de alumínio, os barcos de fibra de vidro RIB são bastante leves em comparação com outros barcos de fibra de vidro, e não precisam de muita potência para empurrar através da água.

Passeios mais silenciosos: É menos barulhento à medida que o barco atravessa a água. E com os barcos ASIS de design único em chinês invertido, a água salpica para longe do barco, fazendo com que os passeios sejam mais suaves e mais secos.

A principal desvantagem de um casco de fibra de vidro é que é feito a partir de um molde, o que limita as opções de personalização ao casco especificamente, e uma vez feito o molde, o design não pode ser alterado. Dito isto, tudo acima do casco é um jogo justo! O custo também pode ser um factor a considerar, particularmente se o molde para o casco do seu barco for feito à medida.

Assim, aí tem, os benefícios e desvantagens dos dois materiais que são utilizados para fazer a maior parte do seu barco. Na ASIS Boats, construímos barcos para marinheiros militares, profissionais e recreativos, e por isso, qualquer que seja a sua necessidade, temos um que é perfeito para si.

Se desejar mais informações sobre os Barcos ASIS e os barcos que construímos, visite https://www.asisboats.com/certifications-innovations/.

Share this post

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart